Usuários do CAPS Estação Novos Rumos conhecem campus da UFCG em Sumé

Um grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I Estação Novos Rumos, da cidade de Sumé, visitou o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, na manhã da quarta-feira, dia 2, oportunidade em que puderam conhecer e saber sobre o funcionamento de diversos setores do CDSA e da Escola Agrotécnica de Sumé .

Os visitantes estiveram acompanhados do psicólogo Divonício Albuquerque Pessoa - coordenador do CAPS I, e da terapeuta ocupacional, Roberta Rossignolo, além de outros integrantes da entidade.

"Estamos fazendo essa visita com nossos usuários para mostrar a eles o que é uma universidade e como funciona. A nossa intenção é que eles comecem a se socializar, já que antes ficavam em casa, isolados e medicados", destacou Divonício. "Queremos fazer com eles participem do mundo como nós participamos".

"O CAPS Estação Novos Rumos possui uma série de serviços que faz parte de todo um projeto terapêutico para melhorar a qualidade de vida de pessoas que tem transtornos mentais graves como psicoses. Atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, enfermagem e a realização de vários tipos de oficinas de geração de renda. Todos esses serviços são oferecidos que possamos proporcionar uma melhor qualidade de vida e a reinserção do usuário na sociedade".

Para Roberta Rossignolo, a visita teve o objetivo de trabalhar com os usuários do CAPS, principalmente a socialização e o senso de direção. "Somos humanos e humanos vivem em sociedade, por isso, estes usuários precisam saber se comportar em sociedade. Aqui, no Campus de Sumé, pudemos mostrar o que é uma universidade, uma sala de aula, principalmente porque muitos não estudaram. É uma experiência muito gratificante para eles".

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)

Data: 04/02/2011