Sobe para 1.200 o número de bolsas de Auxílio Acadêmico oferecidas pela UFCG

Concessão das bolsas é baseada em critério socioeconômico

Com o objetivo de garantir a manutenção do aluno e sua permanência no ensino superior - uma das diretrizes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) - a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciou nesta quinta, dia 3, a oferta de mais 550 bolsas de Auxílio Acadêmico, aumentando para 1.200 o número de bolsas desta modalidade oferecidas pela instituição.

Para ter direito ao benefício, o estudante não pode estar incluído em outro programa acadêmico da instituição (exceto como participante voluntário) nem ser beneficiário de outros programas de assistência estudantil. O valor das bolsas é de R$ 250 mensais.

A concessão do auxílio é baseada em critério socioeconômico específico, a partir da Renda Individual Relativa (RIR), que é calculada subtraindo-se da renda familiar total as despesas com aluguel, educação e saúde, dividindo-se o restante pela quantidade de pessoas da família.

“A seleção dos alunos também considera, além dos critérios socioeconômicos, outras prioridades, como o fato do aluno ser oriundo da rede pública de ensino; da rede particular de ensino, se mantido com bolsa de estudo, ou se é matriculado em curso de licenciatura”, observou o reitor em exercício, professor Edílson Amorim.

Segundo ele, o estudante selecionado tem direito a continuar com o auxílio nos períodos seguintes, desde que comprove, por meio do histórico acadêmico, aprovação em, no mínimo, cinco disciplinas por período, quando de curso diurno, e, no mínimo, quatro disciplinas, quando de curso noturno.

O edital para seleção dos bolsistas será lançado até o final de fevereiro. As inscrições serão realizadas na Pró-reitoria para Assuntos Comunitários (PRAC), Bloco AB, 2º andar, no campus de Campina Grande, e nas diretorias dos centros de ensino, nos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sumé e Sousa.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 04/02/2011