Paraibanos ganham ouro na OBMEP 2010

Foram contemplados com medalhas de ouro os estudantes Wandeson Ferreira de Almeida e Joemerson de Oliveira Maia, das cidades de Paulista e João Pessoa, respectivamente.

Os estudantes paraibanos Wandeson Ferreira de Almeida e Joemerson de Oliveira Maia receberam medalha de ouro na VI Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), realizadas no ano passado. Além das duas medalhas de ouro, a Paraíba conquistou ainda sete medalhas de prata, 18 de bronze e 132 menções honrosas.

Participaram da competição quase 20 milhões de alunos matriculados em 44.717 escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. Na Paraíba, foram quase 400.000 estudantes inscritos.

Medalhistas

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga, localizada na cidade de Paulista, Wanderson Ferreira de Almeida, de 09 anos, foi o aluno que obteve melhor desempenho nacional entre os paraibano, ocupando a 106ª posição dentre mais de 6 milhões de estudantes do nível 1, que engloba alunos da 6º e 7º ano do ensino fundamental.

O outro medalhista de ouro da Paraíba, Joemerson de Oliveira Maia, é de João Pessoa e estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ana Cristina Rolin Machado. Joemerson que é trigêmeos dividiu sua conquista com os outros dois irmãos, Joeverton de Oliveira Maia e Joebert de Oliveira Maia, que também conquistaram na OBMEP, uma medalha de Prata e uma menção honrosa, respectivamente.

OBMEP

A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e abrange 99,16% dos municípios brasileiros. Todos os ganhadores de medalhas da OBMEP 2010, que não tenham concluído o ensino médio, serão contemplados também com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como também passarão a receber aulas de matemática, com orientação da OBMEP, nos seus respectivos estados pelo mesmo período de duração da bolsa. Os estudantes ganhadores de medalhas da OBMEP e OBM 2010, ao ingressarem na universidade, também passarão a receber uma bolsa do CNPq.

A olimpíada é uma realização da Sociedade Brasileira de Matemática, da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Ministério da Educação, com apoio do CNPq.

(Coordenação Regional da OBMEP em Campina Grande)

Data: 08/02/2011