Programa leva profissionais da Educação Básica para capacitação na Inglaterra

Foi lançado nesta terça-feira, 8, o novo programa de cooperação internacional Aprofundando a Análise da Docência e Liderando a Aprendizagem. A iniciativa, fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOF), tem como foco a qualidade da formação de educadores que atuam na educação básica e dos professores que qualificam esses profissionais. As inscrições vão até o dia 24 de março.

A Capes pretende com a parceria oferecer aos professores da educação básica a oportunidade de aperfeiçoamento profissional por ações de cooperação internacional, uma estratégia já adotada com sucesso na qualificação de docentes e pesquisadores da pós-graduação.

O programa prevê a seleção de até 45 participantes e é composto pelos módulos Aprofundando a Análise da Docência (Understanding Teaching - UT) e Liderando a Aprendizagem (Leading Learning - LL). Ambos têm a carga horária de 30 créditos, o que corresponde a um módulo do curso de mestrado da Universidade de Londres.

A Capes financiará recursos financeiros destinados a custear as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento interno na etapa internacional do programa de capacitação. Também será custeado seguro saúde, auxílio deslocamento terrestre nacional e passagem aérea, além do pagamento das taxas escolares.

O IOF também é parceiro da Capes na coordenação do Programa de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, que promove a capacitação de professores da rede pública de educação básica brasileira na Inglaterra. Ambos são coordenados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Capes.

Acesse o edital.

(Capes)