UFCG recebe visita do governador Ricardo Coutinho

Universidade deve colaborar com a implementação de novas tecnologias de mineração na região do Seridó paraibano

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu na manhã desta quarta-feira, 9, a visita do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). Acompanhado do reitor Thompson Mariz, ele conheceu os projetos na área de mineração desenvolvidos pela instituição e destacou como prioridade a instalação de um Centro de Tecnologia Mineral na própria universidade para dar suporte aos municípios da região do Seridó. O centro vai trabalhar a tecnologia para promover o melhor aproveitamento dos recursos minerais.

Na oportunidade, o reitor enfatizou que esta “foi a primeira vez em que um governador paraibano compareceu pessoalmente à UFCG para conhecer de perto os projetos de mineração desenvolvidos por pesquisadores da universidade”, e anunciou que a UFCG está pronta para colaborar com o projeto de apoio à pequena, média e grande mineração no Seridó da Paraíba.

Segundo o governador, a Paraíba é a segunda maior bacia de pedras semi-preciosas do Nordeste, mas a exploração é muito rudimentar e não agrega tanto valor aos minerais. “O Estado trabalha na perspectiva de valorizar o minério extraído na Paraíba e de oferecer condições para que os garimpeiros trabalhem com mais segurança”, disse.

O secretário de Turismo e de Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, disse que a secretaria está tomando todas as providências necessárias para dotar as cooperativas de mineração de infraestrutura e equipamentos adequados, além de investir na capacitação para agregar valor ao minério da Paraíba através de projetos desenvolvidos em parceria com o CDRM, o Sebrae e a UFCG.

A comitiva visitou ainda o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), instalado na UFCG, que é uma referência nacional, e o projeto Praça da Engenharia, que consiste num espaço voltado para o fomento no ensino da engenharia nas escolas estaduais. Em seguida, aconteceu uma reunião com representantes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, CDRM, UFCG e Sebrae para a apresentação das ações desenvolvidas na área da mineração no Seridó paraibano.

(Antônio Marcos - Ascom/UFCG)

Data: 09/02/2011