Rebeldes célebres são destaque na programação da semana

Por definição, rebelde é quem se rebela, não se submete, não acata ordem ou disciplina. Para além das palavras, entretanto, os exemplos de rebeldes históricos dão conta de sujeitos que questionaram as autoridades vigentes e se revoltaram contra a rigidez conservadora. Mártires, músicos, escritores, filósofos, religiosos, indivíduos desalinhados, enfim, que imprimiram sua marca e, em muitos casos, modificaram o conjunto de idéias de uma geração. O pensamento rebelde é o tema da programação semanal da TV Escola no período de 14 a 18 de fevereiro.

O destaque da programação é a série Tempos de rebeldia, produção canadense com quatro capítulos, que vão desde as origens da rebeldia cultural até o movimento punk. O filme traz curiosidades como a história do clube dos comedores de haxixe, fundado em 1845 por intelectuais parisienses. Juntos, personalidades como Alexandre Dumas, Balzac, Baudelaire e Théophile Gautier comiam uma pasta verde de haxixe e escreviam sobre suas alucinações. Um dos presentes deveria, segundo a tradição do clube, se abster do haxixe e, assim, controlar os demais e relatar os fatos posteriores de maneira fidedigna.

No episódio sobre movimento punk, a série traz entrevistas com ícones como Malcolm Mclaren, ex-empresário das bandas New York Dolls e Sex Pistols; John Lydon, ex-vocalista dos Sex Pistols e Jello Biafra, vocalista da banda californiana Dead Kennedys. Além da contextualização histórica do movimento, o filme traz cenas de shows, concertos e protestos.

Chacal

O convidado da semana temática da TV Escola é o poeta Chacal, pseudônimo de Ricardo de Carvalho. Autor de versos incisivos e irreverentes, o autor está entre os que acreditam na função contestadora da arte. Em um de seus versos, publicado no livro Belvedere, Chacal conceitua: “o poeta se faz do sabor/de se saber poeta/de não ter direito a outro ofício/de se achar de real utilidade pública/ escrevendo tocando criando”. O autor falará sobre os movimentos de contracultura da década de 60.

A TV Escola pode ser assistida no canal 112 da operadora SKY, 694 da Telefônica TV Digital, 123 da Via Embratel, pela antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770 e digital banda C Vertical, frequência 3965 e também pela página eletrônica da emissora.

Confira aqui a programação completa da semana temática.

(MEC)

Data: 11/02/2011