Abertas inscrições para o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação da UFCG

São oferecidas 550 novas vagas, totalizando 1.200 bolsas no valor de R$ 250 mensais

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as inscrições para o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, no âmbito do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). São oferecidas 550 novas vagas para o ano letivo de 2011.

Com estas 550 novas vagas, a UFCG amplia o número de bolsas concedidas de 650 para 1.200. O valor da bolsa é de R$ 250 mensais.

Podem participar da seleção, estudantes que não estão participando de outro programa acadêmico da instituição, exceto como voluntário, e que não sejam beneficiados por outro programa de assistência estudantil.

No campus de Campina Grande, as inscrições estão sendo realizadas na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), localizada no bloco AB, 2º andar, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h. A partir do dia 21 de fevereiro, além dos turnos da manha e da tarde, o horário de atendimento também funcionará à noite, das 18h às 20h. Nos demais campi, os interessados devem procurar as diretorias dos Centros de Ensino.

Os estudantes devem apresentar no ato da inscrição originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de matrícula, uma foto 3x4, comprovantes de residência e de renda, histórico ou certidão de conclusão de Ensino Médio em escola pública e, no caso de bolsistas, declaração da escola particular, e ficha de inscrição. Deve ser apresentada também a documentação dos pais ou responsáveis.

A seleção dos candidatos será baseada em critério socioeconômico mediante análise da documentação apresentada pelo estudante.

Redução das desigualdades

Para o coordenador de Apoio Estudantil da UFCG, Antônio Gláucio, as bolsas de auxilio à graduação contribuem para a redução das desigualdades socioeconômicas entre os graduados, melhoram o desempenho acadêmico e reduzem a evasão.

“Desde a implantação do programa, o número de desligamentos vem sendo reduzido em função dos excelentes resultados alcançados no número de disciplinas aprovadas e notas obtidas. Tivemos apenas 26 desligamentos, do total de 650 bolsas, o que o que corresponde a 4% no período 2010.2. Isso reforça a importância do programa em seu objetivo maior que é o de estimular a permanência e acelerar a conclusão da graduação em um menor tempo”, avalia.

Acesse aqui o edital.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 14/02/2011