DAAD oferece bolsas de estudos na Alemanha

Confira as opções destinadas a brasileiros com inscrições abertas

Brasileiros interessados em estudar na Alemanha têm até o dia 3 de março para se inscrever nos programas de bolsas oferecidos pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), associação que fomenta o intercâmbio em instituições de Ensino Superior da Alemanha. Os programas de bolsas oferecidos são: doutorado integral, "doutorado sanduíche" (modalidade em que metade do curso é feita no Brasil e metade na Alemanha) e o duplo doutorado (aquele em que o estudante recebe dupla titulação). Todos os programas são referentes ao ano acadêmico de 2010/2011.

Para participar de qualquer uma das opções é preciso ter mestrado completo. Para o Duplo Doutorado e o Doutorado Sanduíche é necessário que os candidatos estejam regularmente matriculados em programas de pós-graduação brasileiros. As instituições do Brasil e da Alemanha devem ainda prever a possibilidade da dupla titulação. Para saber mais detalhes de como participar de cada um dos programas, clique nos links abaixo:

Requisitos para participação no doutorado integral

Requisitos para participação no doutorado sanduíche

Requisitos para participação no duplo doutorado

Não há restrição a nenhuma área de pesquisa. Conhecimentos na língua alemã não são exigidos, exceto aos estudantes da área de Ciência Humanas, que devem comprovar nível intermediário do idioma alemão ou inglês.

A duração da estadia no país europeu varia de acordo com o programa selecionado. Enquanto o doutorado integral possibilita no máximo quatro anos de estudo, o sanduíche e o duplo doutorado preveem permanência máxima de dois anos. No último caso, no entanto, o bolsista pode parcelar os meses de estudos de acordo com a necessidade.

Além de auxílios mensais de aproximadamente 1.000 euros, os bolsistas do DAAD têm direito a auxílio para cônjuge, passagem aérea e curso de alemão de quatro a seis meses na Alemanha.

Outros programas do DAAD

Além destes três programas de doutorado, o DAAD oferece outras modalidades de pós-graduação. Entre as oportunidades de estudos na Alemanha com inscrições abertas estão o curso
Master IMS (International Media Studies), o programa CNPq-DFG-BMBF, e o programa de pós-graduação binacional ENREM (Environment and Resources Management)

Na primeira opção, o DW Akademie, instituto de formação profissional da Deutsche Welle (emissora internacional da Alemanha), oferece 15 bolsas integrais para jornalistas, gestores ou assessores de comunicação interessados em freqüentar a pós-graduação em Bonn, na Alemanha. As candidaturas podem ser encaminhadas até 15 de abril.

Os estudantes que tenham projetos na área de tecnologia de informação, ciências humanas e sociais e engenharias podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro no programa CNPq-DFG-BMBF para financiamento de projetos teuto-brasileiros de pesquisa. A ideia é desenvolver inovação junto com grupos de pesquisas alemães. O orçamento máximo disponível é de R$ 70 mil durante 24 meses.

Também há outras setes bolsas de estudo referentes ao programa de pós-graduação binacional ENREM. A iniciativa é destinada a candidatos com até 36 anos, latino-americanos e que dominem o espanhol e o inglês. A língua alemã será considerada um diferencial, mas não um requisito. O curso é voltado para alunos graduados e com experiência profissional nas áreas de preservação ambiental, gestão de recursos naturais e desenvolvimento sustentável. O prazo para as inscrições termina 28 de fevereiro.

Sem prazo de inscrição

O DAAD também mantém auxílios com inscrições em caráter de fluxo contínuo, em que não há prazo determinado para inscrição, os interessados em participar devem encaminhar o pedido com pelo menos três meses de antecedência. Neste formato são oferecidos os programas de apoio para
estadias de grupos de estudantes, estadias de pesquisa para doutorandos e intercâmbio de cientistas.

Na primeira opção, o subsídio é destinado a grupos de estudantes de universidades brasileiras que queiram conhecer, sob a orientação de um professor, instituições acadêmicas e empresas alemãs relacionadas a sua área. Nessa modalidade, o DAAD oferece ajuda para a contratação de um acompanhante com conhecimentos do idioma português, além da elaboração de um programa de viagem e de visitas.

A estadia de pesquisa para doutorandos viabiliza a permanência de brasileiros por um período de dois a seis meses. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em um curso de doutorado no Brasil, possuir bolsa no país, recomendação do orientador brasileiro e aceitação do orientador alemão. Os participantes recebem ajuda de custeio para a passagem aérea, seguro saúde e auxílio mensal de 900 euros.

O intercâmbio de cientistas é destinado aos doutores brasileiros com publicações de nível internacional que querem fazer algum tipo de pesquisa em universidades ou institutos alemães durante período de um a três meses. Nesse caso, O DAAD oferece ajuda de custo mensal no valor de 1.990 euros.

Confira
todas as informações dos Programas de Bolsas oferecidos pelo DAAD, assim como de outras opções de auxílios estudantis no Brasil e no Exterior, no Sistema de Bolsas, organizado pelo Universia Brasil.

(Universia)

Data: 15/02/2011