Campeão de Xadrez das Olimpíadas Universitárias perde título e primeiro lugar fica com a UFCG

Com a decisão, Paulo Eduardo Barbosa foi aclamado o campeão brasileiro da modalidade

Por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitário (STJDU), o enxadrista da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paulo Eduardo Barbosa, foi aclamado campeão das Olimpíadas Universitárias (JUBs 2010). Barbosa, que é doutorando em Ciências da Computação, havia conquistado o vice-campeonato da competição, realizada de 3 a 15 de novembro do ano passado em Blumenau, SC.

A decisão de retirar o título de Giovanni Vescovi, da Universidade Paulista (Unip), deveu-se ao fato dele não haver disputado as etapas estaduais, competições seletivas que são pré-requisitos para participação na JUBs. Vescovi é grande mestre pela Federação Internacional de Xadrez e hexacampeão brasileiro.

Com a decisão STJDU, o enxadrista da UFCG, além de conquistar o título de campeão de xadrez do JUBs 2010, fica credenciado para representar o Brasil na competição Universíade 2011, que será disputada no mês de agosto na China, e no Mundial de Xadrez, que será realizado em 2012 em Portugal.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 21/02/2011