topo_cabecalho
MCT abre seleção para o cargo de diretor do INSA

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) iniciou o processo de seleção de um/a Diretor/a para o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), com sede em Campina Grande-PB. Um comitê de especialistas nomeado pelo MCT buscará identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial que se inscreveram para concorrer ao cargo, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para esta instituição. A seleção dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao Ministro da pasta, Aloizio Mercadante.

 

Esse sistema de escolha do/a dirigente segue o modelo de Comitê de Busca que vem sendo praticado pelo MCT para os cargos de Direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso.

 

O Comitê para o INSA, presidido por Aldo Malavasi, da Biofábrica Moscamed Brasil, Distrito Industrial de S. Francisco, BA/PE, tem ainda, como membros: Ana Rita Pereira Alves, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Norma Ribeiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Avílio Antônio Franco, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Everaldo Rocha Porto, do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido (EMBRAPA Semiárido- Petrolina-PE) e Manoel Barral Neto, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O pesquisador Salomão de Sousa Medeiros também foi nomeado pelo Ministro, em portaria do Diário Oficial da União, na quinta-feira passada (17), como representante dos servidores do INSA para integrar o Comitê de Busca.

 

Poderão se candidatar para o cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos seguintes requisitos básicos: competência profissional reconhecida; visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre pesquisadores, bolsistas e o pessoal técnico-administrativo que compõem ou irão compor os quadros do INSA; visão de futuro para a instituição, empenho no desenvolvimento integrado científico, tecnológico e de inovação voltados para os desafios institucionais inerentes à implantação e consolidação do INSA, entre outros.

 

O edital está disponível no link: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/329474.html

 

(Catarina Buriti - Assessoria de Comunicação do INSA)


Data: 23/02/2011