Mais de 53% dos servidores da UFCG aderem aos exames periódicos de saúde obrigatórios

Dos 1.388 servidores do campus de Campina Grande, 744 concluíram os exames

No primeiro ano de implantação dos exames periódicos de saúde obrigatórios na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) está comemorando os números. Só no campus de Campina Grande dos 1.388 servidores, 744 concluíram os exames. Este número corresponde a 53,60% de adesão ao programa.

Ainda de acordo com o relatório do SIASS, 16,6% dos servidores realizaram os exames, mas não concluíram o procedimento com a expedição do Atestado de Saúde ocupacional (ASO); 23.6% não realizaram nenhum exame e apenas 6,2% assinaram o Termo de Responsabilidade, optando pela não realização dos procedimentos.

Estes números são referentes aos servidores dos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), de Humanidades (CH), de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) e da Reitoria.

Para o coordenador de promoção à saúde do SIASS, Claudio Augusto, por ser o primeiro ano do programa na UFCG, a aceitabilidade foi apreciável, mas para este ano um novo plano de ação será desenvolvido para que haja uma maior adesão e comprometimento dos servidores.

“Este ano, os exames serão informatizados através do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, o SIAPE Saúde. Então, primeiramente, estamos vendo como será este processo para, em seguida, montaremos nosso plano de ação. Também queremos ver junto à Secretaria de Recursos Humanos da UFCG alguma forma para que os servidores que realizam os exames se comprometam a terminar o procedimento”, explica.

Para ele, o sucesso do programa também depende da ajuda dos diretores de centro para conscientização dos servidores daquelas unidades acadêmicas. “Esperamos este ano contar com essa ajuda para divulgação e consolidação do programa”, diz.

Os exames periódicos de saúde obrigatórios foram iniciados em abril do ano passado, em obediência à nova política de atenção à saúde do servidor estabelecida pelo Governo Federal. O objetivo é acompanhar melhor o estado de saúde do servidor, prevenindo doenças relacionadas ou não ao trabalho, identificando as condições laborais no setor público federal e traçando um perfil das doenças que mais acometem os servidores para que sejam desenvolvidas campanhas de prevenção e de minimização de riscos.

Início das campanhas

E dando início às ações de promoção à saúde do servidor, o SIASS já montou sua primeira campanha. Com base nos exames realizados pelos servidores do campus de Campina Grande, foram constadas altas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose.

A campanha cujo tema é UFCG é peso ideal, abordará Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. A palestra será ministrada pelo clínico e médico do trabalho, doutor Geraldo Verbete, e pelas nutricionistas do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Amanda Gonçalves, Clenise Farias e Sandra Regina. As palestras serão realizadas para servidores de todos os centros (exceto do CCBS) e da Reitoria a partir da 9h30.

Confira cronograma de palestras.

Servidores do CH: Sala 15 (Em frente à Diretoria do CH)

Servidores do CEEI: Auditório do CEEI (Prédio da Diretoria)

Servidores do CCT: Auditório do Bloco CM (Engenharia Química)

Servidores do CTRN: Auditório do Bloco CL (Ciências Atmosféricas)