topo_cabecalho
Primeiro programa da Capes de cooperação com o Canadá oferece bolsas de doutorado-sanduíche

Foi publicado nesta segunda-feira, 28, o edital do novo programa em apoio às pesquisas colaborativas financiadas em parceria pelo Brasil e pelo Canadá, Programa CAPES-DFAIT. A iniciativa marca a primeira parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Canadá, por meio do Ministério das Relações Exteriores e de Comércio Internacional (DFAIT). As inscrições vão até o dia 19 de abril.

 

O Programa Capes-DFAIT consiste de projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento para fortalecer a colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses e estimular a mobilidade acadêmica em nível de doutorado-sanduíche. No Canadá, a entidade responsável é o DFAIT, sendo a implementação realizada em parceria com o Canadian Bureau for International Education (CBIE).

 

As equipes de pesquisa devem ser formadas por um professor coordenador e até cinco estudantes de doutorado por projeto. Cada doutorando receberá 8,4 mil dólares canadenses para uma estadia de seis meses no Canadá.  O professor coordenador do projeto poderá receber, mediante solicitação, 3 mil dólares canadenses para fazer uma visita de dez dias ao Canadá.

 

O governo brasileiro também financiará no Brasil as mesmas despesas para um grupo de até cinco doutorandos canadenses por projeto. O coordenador canadense também poderá receber, mediante solicitação, recursos para fazer uma visita de dez dias ao Brasil.

 

Este é o primeiro edital decorrente do memorando de entendimento assinado em agosto de 2010 entre o DFAIT e a Capes, que vem a reforçar a cooperação no campo da ciência, tecnologia e inovação. A expectativa dos governos brasileiro e canadense é de que os projetos resultem em mais publicações, intercâmbio científico e cooperação bilateral intensa.

 

A duração do projeto é 24 meses: de setembro de 2011 a setembro de 2013.

 

Acesse o edital.

 

(Capes)


Data: 28/02/2011