topo_cabecalho
MCT anuncia medidas para simplificação das importações para pesquisa

O evento em Brasília apresentou o resultado do Grupo de Trabalho que se reuniu nos meses de janeiro e fevereiro preparando as propostas.

 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta (2), um conjunto de medidas simplificadoras na logística das importações para pesquisa a serem adotadas conjuntamente pelo CNPq, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pelo Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

 

Mercadante apresentou o resultado do Grupo de Trabalho que se reuniu por dois meses convergindo para um novo modelo de Logística que deve reduzir significativamente o tempo de liberação de importações de insumos e equipamentos para pesquisa científica.

 

Inicialmente, este novo sistema será implantado, como um projeto piloto, no Terminal de Cargas da Infraero em Guarulhos (SP), que hoje concentra cerca de 60% das importações para pesquisa. Após um período operacional que permita avaliar sua eficácia e realizar os ajustes necessários, pretende-se expandir estes procedimentos para outros aeroportos.

 

A iniciativa visa resolver uma demanda antiga de pesquisadores e cientistas no sentido de desburocratizar e simplificar os procedimentos para as importações destinadas à pesquisa.

 

(Jornal da Ciência)


Data: 02/03/2011