Humoristas discutem educação com alunos de escolas públicas

Os humoristas Marcelo Tas, Hélio de La Peña e o cartunista gaúcho Iotti foram a escolas públicas de nível médio e conversaram com os estudantes. O resultado do bate-papo está registrado no episódio Humoristas, da série Caminhos da Escola, que será exibido pela TV Escola na próxima quinta-feira, 3, às 22h, com reprise para os dias 5, às 17h, e 6, às 10h.

Apesar de divertido, o encontro levantou assuntos sérios como, por exemplo, a utilização de quadrinhos para a alfabetização, o twitter como instrumento de comunicação e a associação entre humor e inteligência e preconceito racial. Hélio de La Peña, do programa humorístico Casseta e planeta, por exemplo, foi questionado sobre a política de cotas para negros em universidades públicas. “Eu prefiro um recorte sócio-econômico. Garantir uma vaga para um negro que tem recursos e negar para um branco pobre não me parece justo”, argumentou La Pena, que é engenheiro, em visita a Escola Estadual Andre Maurois, no Rio de Janeiro.

Quando entrou em contato com os estudantes da escola estadual Oswaldo Aranha, em São Paulo, o jornalista e apresentador de televisão Marcelo Tas logo ficou sabendo que estava encontrando, cara a cara, alguns de seus seguidores no twitter. “O twitter já transformou o jornalismo. Fico sabendo das notícias primeiro por este instrumento e não pelas agências de notícias”, relatou o jornalista, que defendeu a utilização do microblog para a educação.

Humor e Informação

Tanto Marcelo Tas quanto Hélio de La Peña disseram aos estudantes que é preciso estar bem informado para utilizar e entender o humor. “Já ouvi várias pessoas me dizendo que assistem ao jornal para entender as piadas do Casseta e planeta”, contou Hélio. A importância da leitura também foi abordada pelo cartunista gaúcho Iotti, que foi até a Escola Imigrante em Caxias do Sul (RS). “O Ziraldo diz que ler é mais importante que estudar e, de fato, lembro dos livros que li quando eu era estudante, mas do conteúdo do ensino médio lembro vagamente”, contou.

A TV Escola pode ser assistida no canal 112 da Sky, 694 da Telefônica TV Digital, 123 da Via Embratel, pela antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e digital banda C Vertical, frequência 3965, e também pela página eletrônica da emissora.

O episódio Humoristas, da série Caminhos da escola, também está disponível pela internet. Confira aqui.

(MEC)

Data: 02/03/2011