Estudante da UFCG recebe maior prêmio de design da Europa

Caio Marcio Almeida ficou entre os 100 premiados, dentre oito mil projetos de todo o mundo

Caio Márcio Almeida, graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu no final do mês passado, o maior prêmio de Design da Europa, o IF Concept Award 2011, considerado o Oscar do Design mundial. O selo IF foi conquistado por Almeida com o projeto Colar Facetas.

A jóia é composta por uma gradação de 24 gemas aplicadas em ouro vermelho polido, dispostas em quatro fios rígidos, unidos nas extremidades por uma pequena esfera metálica. A pedra utilizada é o cordierite, encontrada na Paraíba, que possui uma interessante propriedade física que a distingue de outras gemas. Nela, é possível ver três cores diferentes, dependendo do ângulo em que é observada.

Veja aqui o projeto premiado.

Almeida ficou entre os 100 premiados e concorreu com mais de oito mil projetos de todo o mundo. O Colar Facetas, junto com os demais produtos premiados, está exposto desde o dia 1º de março na mostra do IF Design Awards 2011. O evento ocorre em paralelo à CeBIT, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, em Hannover, na Alemanha. A exposição termina neste sábado, dia 05.

O projeto apresentado por Almeida fez parte do trabalho de conclusão de curso, apresentado o ano passado na UFCG, sob orientação do professor João Batista Guedes. Atualmente, Caio Márcio é pós-graduando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 03/03/2011