Capes mantém Concessão de Bolsas com base no ano 2010

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) informa que a concessão inicial das bolsas de mestrado e doutorado aos programas de pós-graduação apoiados no âmbito dos programas de Demanda Social (DS) e de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), para o ano de 2011, será mantida no mesmo patamar informado aos programas, tendo por base a concessão de 2010, inclusive com bolsas complementares concedidas no segundo semestre.

Os pró-reitores e os coordenadores de programas de pós-graduação deverão iniciar o seu planejamento e a concessão das bolsas aos alunos novos, para o período acadêmico que se inicia, com base na informação acima, concedendo todas as bolsas não utilizadas disponíveis para os respectivos programas de pós-graduação.

Cursos Novos

Todos os programas novos, recomendados em 2010 e ainda sem bolsas, serão contemplados com uma quota inicial de duas bolsas por nível do curso e custeio respectivo. Para tanto, a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) deverá ser informada oficialmente, o quanto antes, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa ou órgão equivalente, da data de início das aulas do referido curso novo.

A DPB estuda a possibilidade de apoio complementar de bolsas, ainda neste primeiro semestre, dependendo da disponibilidade financeira da Agência. Para tal, serão consideradas as informações prestadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), em planilha específica com dados detalhados sobre os alunos matriculados nos respectivos programas de pós-graduação (incluindo os matriculados no primeiro semestre letivo de 2011) e bolsas a eles alocados pelas diversas Agencias. A Capes não se responsabilizará por eventuais informações, enviadas de maneira incompleta ou equivocada, que serão desconsideradas na análise para uma futura concessão.

(Capes)

Data: 03/03/2011