UFCG sobe 403 posições em ranking internacional

Classificação Webometrics é realizada a cada seis meses por instituto de pesquisa vinculado ao governo espanhol

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avançou 403 posições na Classificação Webometrics das Universidades do Mundo, estudo realizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), vinculado ao Governo da Espanha, que identifica as universidades que melhor se utilizam da internet como ferramenta para a disseminação do conhecimento acadêmico, científico e tecnológico. Ao todo, são avaliadas mais de 20 mil instituições em todo o planeta.

No levantamento anterior, publicado em julho de 2010, a instituição federal sediada no interior da Paraíba figurava na 1.470ª posição, passando para a 1.067ª posição na classificação mundial. No ranking latino-americano, a UFCG subiu 14 posições (da 77ª posição para a 63ª). Entre as 59 universidades federais brasileiras, a instituição campinense ocupa agora a 20ª posição.

Lançado oficialmente em 2004, o ranking é atualizado a cada seis meses. O objetivo é convencer comunidades acadêmicas e políticas da importância da publicação científica na web, não somente para a disseminação do conhecimento, mas também para facilitar a medição das atividades científicas em curso.

A pesquisa é realizada pelo Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa ligado ao CSIC, e leva em consideração vários indicadores, como quantidade de acessos por browsers (Google, Yahoo, Live Search e Exalead), relevância para atividades e publicações acadêmicas, número de papers (artigos) relacionados à instituição e de citações de domínio.

A lista mundial é encabeçada por dez universidades americanas, com o primeiro lugar ocupado pelo Massachusetts Institut of Technology (MIT). Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) permanece como a primeira, figurando como a 51ª instituição do ranking mundial. A instituição federal melhor classificada é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 166ª colocação mundial (3ª posição nacional).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 09/03/2011