UFCG estabelece acordo de cooperação com universidade mexicana

Acordo prevê intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e publicações técnico-científicas

Colocando em prática seu processo de internacionalização, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deu início a um acordo de cooperação internacional com a Facultad de Ingenieria Mecánica y Eléctrica (FIME) da Universidad Autonoma de Nuevo Léon (UANL), localizada em Monterrey, no México.

O acordo prevê o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, integração de professores/pesquisadores, publicações técnico-científicas e projetos de pesquisa entre as duas universidades.

Representando a UFCG, o professor do curso de Engenharia Mecânica, Carlos José de Araújo, esteve no México no período de 28 de fevereiro a 5 de março. Na ocasião, além da entrega do acordo de cooperação científica e tecnológica assinado pelo reitor Thompson Mariz, ele realizou uma palestra sobre o intercâmbio acadêmico e a pesquisa científica na UFCG, discussão de trabalhos científicos com pesquisadores das áreas de engenharia de materiais, mecânica e elétrica, e participação em uma banca de defesa de tese de doutorado.

De acordo com Araújo, a escolha da universidade mexicana para realização do acordo deve-se ao fato da mesma ser uma das melhores do México. “É um acordo importantíssimo para as duas universidades. Além de ser uma ótima oportunidade para a consolidação do processo de internacionalização da UFCG junto à América Latina, proporcionará uma ótima troca de experiências entre estudantes e pesquisadores”, ressalta.

A expectativa é que, no próximo mês de abril, um representante da universidade mexicana venha à UFCG para conhecer a instituição e os projetos aqui desenvolvidos. “Esperamos que até o final do ano já tenhamos estudantes mexicanos na UFCG. Eles ficaram bem interessados nessa troca de experiência”, afirma Araújo.

Parceria

Desde 2009, a UFCG com apoio do CNPq já mantêm uma pesquisa desenvolvida em conjunto com a FIME. A pesquisa Colaboração Interamericana em Materiais (CIAM) desenvolve nanopartículas e filmes finos de ligas com memória de forma, materiais que tem a capacidade de recuperar sua forma depois de severamente deformados.

“Estes materiais são aplicados em nanofluídos inteligentes e micro atuadores. Em outras palavras, sua aplicação está na melhoraria da eficiência térmica de uma ambiente refrigerado, como o de uma geladeira, por exemplo”, explica Araújo, coordenador do projeto na UFCG.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 09/03/2011