Treinamento no uso do Portal de Periódicos será realizado na UFCG

Atividade acontecerá no dia 23 de março. São oferecidas 100 vagas.

No próximo dia 23 de março, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberá treinamento sobre o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão formadas duas turmas, com até 50 alunos cada.

O treinamento é direcionado a professores, alunos de pós-graduação, secretários de cursos de pós-graduação e bibliotecários. Será realizado no Laboratório de Apoio à Graduação do Centro de Humanidades da UFCG, campus de Campina Grande, das 8h às 12h (turma 1) e das 14h às 18 (turma 2).

Durante o treinamento será feita uma apresentação do Portal e dos recursos de pesquisa que estão disponíveis à comunidade acadêmica. "O treinamento vai reduzir as dificuldades dos professores no uso do Portal de Periódicos. Será uma grande contribuição no sentido de facilitar o uso dessas informações", explica o professor José Luiz Ferreira, da Coordenação da Extensão da UFCG.

O acesso aos periódicos de textos completos assinados pela Capes e às bases de dados de resumos é livre e gratuito aos usuários autorizados. Ele é feito em terminais ligados à internet por meio de provedores de acesso autorizados nas instituições participantes. Estes terminais são autorizados a partir do registro do IPs da instituição junto à Capes, que verifica a validade e propriedade dos mesmos.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser solicitadas no site http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_ptreinaments&mn=72&smn=82&cid=124

Outras informações podem ser obtidas pelo ramal 1342, com José Luiz Ferreira.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 10/03/2011