UFCG realiza concurso de redação e artigo científico

Inscrições vão até 31 de maio

O Museu Interativo do Semiárido (MISA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está com inscrições abertas para o 2º Concurso de Redação e Artigos Científicos “Prêmio Expedição do Semiárido”. O concurso é aberto a alunos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante e para alunos de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas do Estado da Paraíba.

Após o sucesso do evento realizado no ano passado, o MISA ampliou o número de expedicionários este ano de 30 para 42 candidatos selecionados , bem como o período da expedição, que passou a ser de sete dias.

Este ano serão premiados com uma viagem por 16 cidades do Semiárido paraibano 16 alunos do Ensino Médio e seus professores orientadores, e cinco alunos de graduação e pós-graduação. Foi criada mais uma categoria que é a de Monitor, para os expedicionários que participaram no ano passado e que tiverem seus trabalhos selecionados no concurso deste ano. Serão destinadas cinco vagas para esta categoria.

As inscrições se estenderão até o dia 31 de maio de 2011. Os alunos que tiverem as melhores redações e artigos científicos selecionados saberão do resultado no dia 27 de junho.

A Expedição do Semiárido, com os 42 premiados, ocorrerá no período de 11 a 17 de julho. A expedição será formada por uma equipe inter e multidisciplinar composta por pesquisadores, técnicos, estudantes, professores, guias, e moradores das comunidades locais, conhecedores da realidade do Semiárido, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das realidades ambiental, sociológica, antropológica, econômica e cultural da região.

A viagem tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca da região semiárida, e de promover a participação de jovens talentos numa viagem pelas belezas e caminhos históricos da Caatinga paraibana, pegando alguns trechos do Rio Grande do Norte. A expedição percorrerá um roteiro saindo de Campina Grande, passando por Araruna, Cuité, Picuí, Caicó (RN), Serra Negra do Norte (NR), São João do Rio do Peixe, Sousa, Coremas, Maturéia, Teixeira, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão e retornando para Campina Grande, após vários passeios a áreas de preservação e pontos turísticos.

A expectativa é de que as mudanças que tenham acontecido no âmbito do Semiárido sejam melhor avaliadas pelo grupo da expedição e que isso venha a subsidiar futuras propostas para o desenvolvimento sustentável da região. Além dos relatos sobre a biodiversidade encontrada, outros relacionados aos atrativos paisagísticos, históricos e ambientais poderão servir de embasamento para novos roteiros, como por exemplo, o do cangaço, traduzido pelas presenças de Antônio Silvino, Jesuíno Brilhante, Chico Pereira e Lampião, ou mesmo, roteiros ligados a paleontologia (Vale dos Dinossauros) e arqueologia (pinturas e gravuras rupestres, cemitérios indígenas) no sentido de uma maior valorização cultural e histórica do Semiárido.

A expedição visitará unidades de conservação, como o Parque Estadual Pedra da Boca, o Lajedo de Pai Mateus, Saca de Lã – área de proteção ambiental, partes dos municípios de Cabaceiras, São João do Cairi e de Taperoá que são cadastrados e tombados como patrimônio histórico pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, o Parque Estadual do Pico do Jabre e o Monumento Natural do Vale dos Dinossauros, entre outros. O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis nos portais www.peasa.ufcg.edu.br e www.museusemiarido.org.br.

A expedição é uma realização do Peasa/Misa/UFCG e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com o apoio de várias instituições a exemplo do BNB, BB, Data Shop, PBTUR, Sebrae, entre outras.

Informações pelo telefone (83) 2101.1591.

(Helda Suene - Asscom Misa/UFCG)

Data: 14/03/2011