topo_cabecalho
Livro sobre a produção da sensibilidade moderna em Campina Grande será lançado dia 31

Lançamento acontecerá a partir das 19h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

 

Será lançado no próximo dia 31 de março, a partir das 19h, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o livro Modernidade aos goles - A produção de uma sensibilidade moderna em Campina Grande, 1904 a 1935, de autoria de Giscard Farias Agra.

 

A obra, que faz parte da dissertação de mestrado do autor, objetiva investigar as redes discursivas e não-discursivas que produziram nos moradores de Campina Grande novas maneiras de ver e dizer a cidade e os seus elementos nas primeiras décadas do século XX.

 

De acordo com o autor, no centro da narrativa da obra está o embate sobre a pasteurização do leite, em 1935, analisado como símbolo da hegemonia de uma nova sensibilidade.

 

“Este evento produziu a idéia de modernidade urbana, estando presentes tanto o desenvolvimento técnico científico e a dicotomia campo versus cidade, quanto a pretensão de construção de um corpo moderno, produtivo, medicado, vigiado e controlado”, explica.

 

Antes do lançamento em Campina Grande, a obra será lançada no dia 24 de março, a partir das 19h, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Sobre o autor

 

Giscard Farias Agra é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Concluiu seu mestrado em 2008 pela UFPE e possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de História, tanto em pesquisa como em ensino de graduação, com ênfase em Teoria e História Cultural, bem como em História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: história do corpo, doenças, epidemias, higienização, história dos sistemas jurídicos.

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)


Data: 10/03/2011