Fórum de Inspiração no setor de calçados acontece na próxima quarta-feira

Evento reúne em Campina Grande profissionais e estudantes de design para debate e exposição de novidades

A estação nem bem acabou, mas os profissionais de moda e tendências do setor couro-calçadista já se antecipam em buscar novas leituras e referências para a próxima coleção da época. Essa é a proposta do Fórum de Inspiração Verão 2012, que será realizado no Sebrae Campina Grande na próxima quarta-feira, 16, às 18h.

Destinado aos profissionais de design, estudantes e empresários que buscam promover novas idéias relacionadas à moda, desenho e comportamento no setor. Estarão expostos mais de 300 componentes e protótipos para calçados e artefatos, e um preview para o inverno 2012.

A participação é gratuita, mediante inscrição na página eletrônica Pelo site www.assintecal.org.br/forum ou no próprio Sebrae. O Fórum é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Agência Brasileira de Exportação e Promoção de Investimentos (Apex-Brasil).

O grande destaque desta edição será a palestra proferida pelo estilista e design, Walter Rodrigues, reconhecido internacionalmente. Walter também coordena o Núcleo de Design da Assintecal e vem realizando por todo o país essa troca de experiências entre profissionais dos principais pólos-calçadistas, com informações atuais sobre estilos, design e oportunidades de negócios. Outra novidade é que durante o evento haverá a distribuição de um catálogo entre os participantes, com todas essas informações reunidas.

Para Éricka Albuquerque, Gestora do Projeto de Arranjo Produtivo Local (APL) do Sebrae Paraíba, essa é uma ótima oportunidade para que os empresários busquem inclusive novas estratégias de posicionamento de mercado. “Nosso trabalho é fazer com que as empresas paraibanas estejam antenadas com a moda e novas tendências nesse ramo de negócio. Dessa forma, eles conquistam novos clientes e aumentam o nível de competitividade, diferenciando seus produtos baseados em informações privilegiadas”, concluiu.

“É imprescindível participar do Fórum por alguns fatores. O primeiro deles pela atualização das informações, propiciando novas idéias para o desenvolvimento de novas coleções com o mercado geral. Ao mesmo tempo, a oportunidade de manter contatos in loco com os fornecedores, o que é fundamental para parcerias”, afirmou Raniel Quintans, membro da Cooperativa de Industrialização e Comercialização de Calçados e Artefatos de Couro, Coopercou.

(Francis Oliveira - Ascom Sebrae/Campina Grande)

Data: 11/03/2011