Sapos podem prever terremoto, diz estudo

A teoria é comprovada por estudo realizado pela Open University Milton Keyne em parceria com a Oxford University, na Grã-Bretanha

Muito antes da produção de terremotos,sapos já podiam prever as atividades sistêmicas. É o que comprova o estudo da Open University Milton Keyne e da Oxford University, na Grã-Bretanha. A pesquisa constatou que 96% dos sapos machos abandonaram seus lugares de cria cinco dias antes de um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atingir L'Aquila, na Itália.

Os anfíbios, segundo o estudo, em épocas de reprodução, se aglomeram em um mesmo lugar até o fim da temporada. Na Itália, a fulga antecipada dos sapos coincidiu com as perturbações sistêmicas na ionosfera. O fenômeno é explicado a partir dos escapes de radônio - uma emissão gasosa da desintegração radiativa do rádio.

Terremoto no Japão

A costa nordeste do Japão foi atingida nesta sexta-feira (11) por um terremoto de magnitude 8,9. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o incidente gerou um tsunami que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

(Universia)

Data: 11/03/2011