9 coisas que você deve evitar colocar no Twitter

Confira dicas do que não deve ser compartilhado com os seguidores na rede social

Ninguém tem dúvidas de que o Twitter é uma ferramenta de comunicação importante. A plataforma com 140 caracteres já foi utilizada em revoluções como a do Egito, além de contar com perfis de jornalistas, políticos e outras figuras públicas. Entretanto, não são apenas essas pessoas que usam a ferramenta. RH de empresas, companhias de seguros e até mesmo criminosos podem acompanhar tudo o que você está escrevendo no microblogging. O site The Huffington Post reuniu nove dicas do que NÃO deve ser postado no Twitter. Confira:

» Confissões e fofocas Se você está bravo com seu chefe ou brincando enquanto deveria trabalhar, não poste mensagens sobre isso. Twittar suas opiniões sobre assuntos relacionados ao trabalho também podem trazer problemas no escritório.

» Informações pessoais Revelar alguns detalhes pessoais como aniversário, nome dos pais e local onde mora pode ser perigoso. O Twitter, inclusive, avisa aos usuários para não repassar informações e dados pessoais para profiles, pois nunca se sabe quem está por trás daquele perfil. » Localização exata A ferramenta de geolocalização do Twitter, que mostra exatamente a localidade em que o usuário está postando as informações, pode ajudar o trabalho de sequestradores. Evite problemas e desligue essa opção de seu perfil.

» Férias Se você publica na rede social que estará de férias e vai viajar você consequentemente está informando aos seguidores que sua casa estará sem ninguém. Esse tipo de informação já ajudou muitos invasores a roubar residências.

» Rotinas diárias Escrever que você caminha até chegar o trabalho, o local em que você almoça ou quando chega a casa também pode contribuir para os criminosos. Se você possui filhos evite também escrever os nomes, escola em que estuda e onde costuma deixá-los e pegá-los.

» Atividades de risco Algumas companhias de seguro estão checando o Twitter para verificar se o cliente já se arriscou anteriormente. Escrever sobre viagens com escaladas e outras atividades de risco devem ser evitadas.

» Xingar usuários Você encontrará na rede muitas pessoas grosseiras e com opiniões diferentes da sua. Permaneça quieto e não responda com ofensas, mesmo se a pessoa estiver te mandando respostas desagradáveis. Não dê RT ou encaminhe mensagens com bullying, preconceito ou racismo.

» Fotos Cuidado com as fotos que você posta! Muitos Recursos Humanos consultam a rede social da pessoa que se candidatou a vaga na empresa. Pondere o que você coloca na internet e pense se você gostaria que seu chefe, e até mesmo sua avó, visse isso.

» Twittar cada detalhe Não use a ferramenta de maneira constante. Muitos usuários postam links e atualizações de segundo a segundo. Se você realmente tem tanto a dizer é melhor pensar em abrir um blog, que cumpre melhor essa função.

(Universia Brasil)

Data: 14/03/2011