MEC aprova criação de Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais na UFCG

Aulas serão ministradas no campus de Pombal

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está comemorando a aprovação do mestrado profissional em Sistemas Agroindustriais, aprovado no último dia 4 de março pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC.

O mestrado, que funcionará no Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal, será vinculado às três unidades acadêmicas do centro: Engenharia Ambiental, Agronomia e Engenharia de Alimentos. Terá área de concentração de Ciência e Tecnologia em Sistemas Agroindustriais e duas linhas de pesquisa: Produção  e Tecnologia  Agroindustrial e  Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais.

Voltado para profissionais que atuam em unidades de gestão ambiental e agroindustrial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de empresas e organizações diversas, como nos setores de produção, construção, infra-estrutura e prestação de serviços ligados ao setor agroindustrial e gestão do ambiente envolvido, entre outros, o programa visa preparar e qualificar estes profissionais para atuarem no desenvolvimento contínuo de procedimentos científicos e soluções tecnológicas em empreendimentos agroindustriais.

Para o coordenador do programa, Manoel Moises de Queiroz, o curso irá permitir aos alunos o desenvolvimento de competências de nível crítico, estratégico, inovador e analítico sobre questões e problemas do setor, conforme interesses e expectativas da sociedade e mercado.

“Atualmente, buscam-se, no mercado, profissionais que são capazes de integrar, com eficiência, diversos conhecimentos e de áreas distintas. Desenvolver conhecimentos adequados e de constante aprimoramento e atualização está alinhado com o contexto geral do programa de Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais”, explica.

A seleção da primeira turma do Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais acontecerá ainda neste semestre. A previsão é que o curso seja iniciado no segundo semestre de 2011. Inicialmente serão ofertadas 20 vagas.

Com regime de aulas semestral, conforme calendário da UFCG, as aulas acontecerão de segunda a quinta, das 19h às 22h30. As sextas e sábados serão reservados para atividades extra-aulas, como palestras, visitas técnicas e trabalho de campo.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 15/03/2011