33a Olimpíada Brasileira de Matemática abre inscrições

A competição, que envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país, está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril . Em sua 33ª edição, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

A competição é uma iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário atingindo atualmente mais de 350 mil estudantes e desempenhando um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. As instituições interessadas devem fazer o cadastro, gratuito, pelo site: www.obm.org.br .

A primeira fase será realizada em 18 de junho, a segunda fase em 3 de setembro e a terceira e última fase nos dias 15 e 16 de outubro. Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 15/03/2011