Reitor da UFCG assina convênio para mobilidade internacional de estudantes de graduação

Poderão participar do programa alunos de Agronomia, Arquitetura, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Geografia, Meteorologia e áreas afins.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, assinou na tarde desta quarta, dia 15, um convênio para mobilidade internacional de alunos de graduação em Agronomia, Arquitetura, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Geografia, Meteorologia e áreas afins.  O convênio foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com Fundo para o Aperfeiçoamento da Educação Pós-Ensino Médio (Capes/Fipse).

Além da UFCG, participam do convênio mais duas universidades brasileiras, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP), e duas americanas, Texas Tech University (TTU) e The University of New Mexico (UNM). Juntas, as instituições desenvolverão o projeto Preservação dos recursos hídricos e desenvolvimento sustentável de regiões áridas e semi-áridas: um consórcio Brasil-Eua para ações interdisciplinares.

O consórcio Brasil/EUA visa contribuir com a formação dos alunos, proporcionando uma oportunidade de estudar em outro país e ampliar seus conhecimentos relacionados à aplicação de técnicas de estudo para regiões áridas e semiáridas.

Poderão participar do programa, alunos em início ou fim de curso, para passar um período ou semestre em uma das instituições americanas, e que comprovem, entre outros requisitos, proficiência em Língua Inglesa, através dos testes TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e IELTS (International English Language Testing System).

A expectativa é que dois alunos da UFCG sejam selecionados para estudarem durante o segundo semestre de 2011 em uma das duas universidades americanas. “Divulgaremos mais detalhes ainda neste mês de março e o processo seletivo deverá ocorrer em abril”, adianta a coordenadora do projeto na UFCG, Iana Alexandra Alves Rufino, professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil.

Os estudantes selecionados terão a oportunidade de participar de atividades extracurriculares que complementarão o programa acadêmico das instituições e proporcionarão aos estudantes diferentes informações, idéias, conceitos e tecnologias aplicáveis para os estudos de regiões semi-áridas, poderão cursar as mesmas disciplinas que seriam estudadas na universidade de origem, aperfeiçoar o conhecimento em outro idioma e ampliar os contatos profissionais.

Para mais informações sobre o convênio, ligue: (83) 2101.1063 ou 2101.1436.  Acesse também as páginas eletrônicas das duas universidades americanas. Nelas, os candidatos poderão obter informações sobre a nota mínima necessária na proficiência para admissão.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 17/03/2011