Equipe de Baja da UFCG viaja para São Paulo para participar de competição nacional

Provas acontecem de 24 a 27 de março, em Piracicaba.

A equipe Parahybaja da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com viagem programada para esta segunda, 21, para participar da 17ª competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que acontece de 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, São Paulo. A prova reunirá 67 equipes de 59 instituições de ensino de todo o Brasil

A equipe da UFCG, que conta com 23 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Desenho Industrial, vem trabalhando na confecção do minicarro desde maio do ano passado. Foram gastos R$12 mil na construção do carro, arrecadados entre os alunos do projeto e com patrocinadores.

O protótipo, feito de estrutura tubular em aço, foi denominado pelos estudantes de DXDrag e já foi testado em uma competição regional realizada em Salvador, em novembro do ano passado.

“Através dessa competição pudemos avaliar e corrigir as falhas apresentadas pelo carro e esperamos finalizar a competição, já que a prova em São Paulo não se trata de uma disputa de carro contra carro, e sim, de carro contra pista. Quem consegue chegar até o fim já é vencedor”, avalia o piloto da equipe Arthur Azevedo.

Além de Azevedo, participam da equipe os alunos Caio Luiz, Camila Pereira, Denilton Alcântara, Diego David Silva Diniz, Diego Levi Medeiros,  Edjan Tomáz da Silva, Eduardo Alves Gomes, Ernildo Farias, Felype Tavares Costa Meira, Igor Ribeiro, Igor Sampaio, Iran da Silva Palmeira Filho, José Flávio Cruz do Bú, Klivsson Denisson, Maria Gabriela, Nayara Fernanda de Queiroz Ramos, Pedro Augusto Espíndola, Raquel Hora, Ricardo Chinarro, Raphael de Sousa Silva, Victor Roberto e Vinícius Ribeiro Leão.

A prova

Durante a competição, os minicarros serão avaliados em várias provas, que entre outros requisitos, analisarão o projeto do carro, tração, aceleração, velocidade máxima e enduro de resistência, de quatro horas de duração em pista de terra com muitos obstáculos e barro

As três equipes com melhor desempenho na prova ganharão o direito de representar o Brasil na Baja SAE Kansas, entre 26 e 29 de maio deste ano, em Pittsburg (Kansas, EUA), onde participam mais de 90 times de diferentes países.

Histórico da UFCG na competição

Esta é a terceira vez que a UFCG participará da competição Baja SAE Brasil-Petrobras. A primeira foi em 2003 e, depois de sete anos sem disputar a prova, a instituição voltou a participar da competição no ano passado. Em 2010, dos 66 carros que participaram do evento apenas 40 conseguiram concluir o percurso, e a UFCG ficou entre as 26 equipes que chegaram até o final.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 21/03/2011