Universidades americanas oferecem cursos online gratuitos

Universia Brasil reúne dez instituições dos Estados Unidos que disponibilizam gratuitamente o conteúdo de seus programas na web. Há opões em diversas áreas do conhecimento

Já pensou em estudar em uma universidade no exterior sem sair do Brasil? Essa é uma das novidades propiciadas pela tecnologia no campo da educação. Há muitas instituições americanas inclusive que estão abertas a essa inovação e oferecem cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento para profissionais graduados ou não. São disponíveis anotações sobre as aulas, áudios de palestras, vídeos, entre outros artefatos para quem quer ter uma formação internacional. Conheça 10 universidades dos Estados Unidos que mantêm o conteúdo de seus programas acadêmicos na web e aproveite!

1- MIT
Tenha acesso a todas as aulas dadas na melhor instituição de Matemática da América, sem contar em um dos melhores programas de MBA. Testes, leituras e notas de palestras estão disponíveis para cursos como Direito para Empresários e Gerenciais de Psicologia.

2- Webcast.Berkeley
A instituição é uma das melhores da América e possui tradição em inovação. O sistema de webcast disponibiliza vídeos e podcasts de diversas aulas, como as dadas no curso de Ciência da Computação.

3- Open Yale Courses
Apesar do ótimo conteúdo da universidade, apenas o material introdutório dos cursos está oferecido na rede. O conteúdo vai desde Gerenciamento Empresarial até Artes.

4- Harvard University
Muitos vídeos, mas poucos materiais escritos fazem com que a educação aberta de Harvard seja melhor para navegar do que para aprender. A instituição oferece, por exemplo, Introdução Intensiva a Ciência da Computação.

5- Tufts University
A universidade oferece bom conteúdo, como Produção de Filmes para Mudança Social e Desenvolvimento Intelectual. A única desvantagem é que você vai acabar os cursos rapidamente, pois não há muitas opções disponíveis.

6- Knowledged@Wharton
Estão disponíveis artigos, podcasts e reportagens especiais publicadas pela melhor escola de negócio dos EUA. Além disso, a instituição tem uma seção exclusiva de conteúdo próprio no iTunes.

7- Stanford on iTunes
Podcasts e informações de aula de uma das melhores instituições americanas. Nessa seção do iTunes é possível escutar áudio de palestras como Pensamentos de Líderes Empresariais e Empreendedorismo Social.

8- Carnegie Mellon
Cursos como Design de Comunicação Visual e Métodos de Investigação Empírica são aulas especiais que a instituição oferece. Os estudantes recebem um guia completo do curso lecionado na faculdade.

9 - Utah State
A instituição não é tão reconhecida, mas oferece uma lista robusta de material gratuito online. Cursos como Aprenda e Aplique HTML e Blogs, Wiki, Novas Mídias no Aprendizado estão disponíveis.

10- UC Irvine
A instituição oferece bons conteúdos, incluindo cursos como Fundamentos de Análise de Negócios e Introdução ao Gerenciamento de Projetos.

(Universia)

Data: 22/03/2011