topo_cabecalho
Edital de cooperação científica com a Alemanha encerra inscrições

O Edital 72/2010 tem por objetivo apoiar de forma complementar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por meio do financiamento a atividades de cooperação internacional, no âmbito dos Convênios Bilaterais entre o CNPq e instituições alemãs. A data limite para submissão das propostas é 31 de março. Os interessados devem se inscrever por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas.

 

Os projetos devem abordar, preferencialmente, os seguintes temas: Tecnologias de Informação, Ciências da Saúde, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Ciências Humanas e Sociais e Engenharias, por meio do Convênio com a DFG e. Biotecnologia, Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciências da Saúde, Desenvolvimento Sustentável (energia e tecnologia ambiental, proteção do clima, uso de recursos biológicos, agricultura e silvicultura sustentável e sistemas de produção), por meio do Convênio com o BMBF. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 1,5 milhão.

 

O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente e residente no Brasil; possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional e/ou qualificação equivalente à de pesquisador “Categoria I” do CNPq; ter o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e vínculo formal com a instituição brasileira executora do projeto. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para maio.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 23/03/2011