Escolhido o nome da Farmácia Escola do campus da UFCG em Cuité

A campanha para a escolha do nome da Farmácia Escola do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, foi finalizada no último dia 18 de março. O nome escolhido foi o do primeiro farmacêutico de Cuité, Manoel Casado de Almeida (1881-1968).

Para a coordenadora da Farmácia Escola, professora Juliana de Souza Alencar, o nome do primeiro farmacêutico cuiteense foi uma escolha acertada. “A sua importância na história do município nos inspira e nos dá forças para iniciar um projeto de extrema relevância para a formação profissional dos acadêmicos do curso de Farmácia, como também para todo o município de Cuité no que se refere ao acesso de medicamentos de qualidade e baixo custo”, disse a professora.

Natural de Areia, PB, Manoel Casado de Almeida montou a primeira farmácia da cidade de Cuité, a “Pharmácia São José”, no ano de 1928. Fez cursos na área de farmácia e era farmacêutico licenciado. Prescrevia e manipulava medicamentos, além de realizar pequenas cirurgias. “Agradeço a todos os participantes pela excelente escolha no nome da Farmácia Escola, citando uma frase de Joseph Ross: Leva tempo para alguém ser bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito”, conclui Juliana.

(Luciana Macedo - Ascom CES/UFCG)

Data: 24/03/2011