História da Comunicação no Brasil é tema de livro de professor da UFCG

Lançamento acontecerá no dia 2 em Recife

Uma análise da evolução das telecomunicações no país, desde os tempos do Império até os dias atuais. É assim que o pesquisador Marcelo Sampaio de Alencar define seu mais novo livro, História da Comunicação no Brasil, que será lançado no próximo dia 2 de abril, na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife.

“Nele, conto a história das principais empresas de telecomunicação do país, dos principais inventores e a evolução da televisão até a era digital”, adianta o autor, que é professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom).

Segundo Alencar, o texto pode ser utilizado, em função da ementa da disciplina, para um curso de graduação de um semestre sobre História das Comunicações para Engenharia, Comunicação Social ou Jornalismo, ou para uso em concursos públicos. “Há um índice remissivo, para facilitar a busca de informações no texto, e numerosas referências bibliográficas, para aqueles que pretendem se especializar na área”, diz.

Com 216 páginas, História da Comunicação no Brasil é fartamente ilustrado com fotos, desenhos e tabelas e será vendido ao preço de R$ 59. O lançamento em Recife contará com apresentação do professor Valdemar Cardoso da Rocha Jr., da UFPE.

Este é o quarto livro publicado por Alencar, em seu projeto de divulgação científica. Os outros são Sexo Conexo (sobre evolução, sexo e relacionamento, em formato de romance, com glossário de termos científicos e ampla bibliografia), Divulgação Científica (seleção de artigos publicados na coluna Difusão, no portal do Jornal do Commercio) e Soluços d'Alma (poesias românticas, em parceria com José Sampaio de Alencar).

Doação

Os direitos de autor obtidos com a venda dos livros serão doados a três instituições beneficentes, uma delas em Campina Grande - o Instituto dos Cegos, e duas em Recife - o Círculo do Coração (que trata de crianças cardiopatas) e a Em Cena, Arte e Cidadania (que atua com meninos de rua).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 24/03/2011