Presidente da ANPOCS irá ministrar Aula Inaugural na UFCG

Evento será realizado no dia 30 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará no próximo dia 30, a Aula Inaugural do Semestre Letivo 2011.1.

O evento terá como convidado especial o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), professor doutor Marcos Ferreira da Costa Lima, que fará uma explanação sobre os desafios do desenvolvimento nos países do BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).

A aula será ministrada a partir das 9h no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Campina Grande.

Perfil

Marcos Ferreira da Costa possui graduação em Philosophie Politique pela Université de Montpellier 2 Sciences et Techniques (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado pela Université Paris XIII- Villetaneuse (2002/03)

Foi professor visitante de várias instituições na América do Sul e da Europa, presidente do Fórum Universitário Mercosul - Fomerco (2005-2008) e membro da Comissão do MEC para implantação da UNILA Universidade da Integração Latino-Americana (2007-2009).

Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. É professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento.

É também parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação Apoio a Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE); da CAPES e de projetos Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),

Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional Comparada, Política Econômica Internacional, Teoria das relações Internacionais e Globalização. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica do capitalismo; relações Sul-Sul; desenvolvimento e integração regional; América Latina, Mercosul, Brasil e Índia.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 29/03/2011