topo_cabecalho
UFCG instala Centro de Referência em Direitos Humanos em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, instalou em sua sede o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH). O ambiente foi equipado com computadores, impressoras e equipamentos multimídia para possibilitar a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de direitos humanos, como o estudo da violência, sobre o meio ambiente e outros temas relacionados.

 

Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Secretaria Especial de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, e disponibilizados através de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Couto.

 

Integram o Centro os professores Márcio Caniello, José Irivaldo Oliveira e José Maria Nóbrega Júnior e ainda estudantes bolsistas do CDSA, que realizam atividades em conjunto com os coordenadores do CRDH. Além de suas atividades, o Centro também abrigará o Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes – que visa à criação do Observatório de Políticas Públicas do Semiárido.

 

Algumas atividades que serão desenvolvidas pelo CRDH neste ano de 2011, segundo informou o professor José Irivaldo Oliveira, será a realização de um curso de capacitação sobre “Mediação de Conflitos” e o evento intitulado “I Seminário de Direitos Humanos do Cariri”, que deverá ser realizado nos meses de maio ou agosto. “Também estamos pensando outras atividades na área de direitos humanos a exemplo de um curso de capacitação voltado para os policiais militares”.

 

“Através do CRDH tentaremos conscientizar a população sobre a importância dos direitos humanos. Algumas pessoas tem a visão de que os direitos humanos servem apenas para proteger ‘bandido’, mas, na verdade, até o direito a vida é um direito humano, é o direito da vida. Todos nós temos esse direito”, conclui Irivaldo.

 

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)


Data: 30/03/2011