Universidade de Coimbra concede a Lula título de doutor honoris causa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira, 30, o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, de Portugal. Ele disse que a instituição foi “a principal referência do ensino superior para o Brasil”, e lembrou personalidades brasileiras lá graduadas, como José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o patriarca da independência, intelectual e estadista nascido em Santos (SP) em 1763.

A tradicional cerimônia foi iniciada por um cortejo de acadêmicos de diversas áreas dos dois países. Também estiveram presentes os presidentes do Brasil, Portugal e Cabo Verde, Dilma Rousseff, Aníbal Cavaco Silva e Pedro Pires; além do ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad. A solenidade, pautada por um protocolo do século 17, foi realizada na Sala dos Capelos, local principal da universidade.

Ao abordar o crescimento do Brasil, nos últimos oito anos, o ex-presidente destacou em seu discurso o crescimento da educação brasileira. “A educação foi carro-chefe desse novo projeto nacional de desenvolvimento”, afirmou. “Orgulho-me de ter criado 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias, nas mais diversas regiões do país. Sem falar nas 214 escolas técnicas”, destacou.

Segundo ele, estas ações abriram oportunidades inéditas de formação profissional para a juventude brasileira. Além disso, Lula ressaltou que o número de vagas nas universidades públicas dobrou. “Cerca de 860 mil jovens de baixa renda ingressaram na universidade com o Programa Universidade para Todos”.

Por fim, o ex-presidente citou uma de suas últimas ações quando ainda estava no governo. O envio ao Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê investimentos maiores na qualidade do ensino, da educação infantil à pós-graduação. “O Brasil já com a presidenta Dilma quer ampliar progressivamente os investimentos educacionais até atingir 7% do Produto Interno Bruto”, disse.

“Acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, um reconhecimento às causas que o Brasil tem patrocinado internacionalmente e à nossa presença cooperativa no mundo”, disse Lula, que voltou a defender a reforma das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança.

O professor da Faculdade de Direito da universidade, Jorge Manuel de Coutinho Abreu, reforçou que Lula vem aprendendo e ensinando na universidade a universalidade. A Universidade de Coimbra foi criada em 1290 e forma anualmente, em média, 300 novos doutores. A cerimônia de doutoramento do ex-presidente Lula teve a presença de acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

(MEC)

Data: 30/03/2011