Reitor da UFCG se compromete em atender demandas dos estudantes

Reivindicações foram apresentadas em manifestação na manhã desta quarta

Na manhã desta quarta-feira, 30, a reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, que dava continuidade ao processo de reforma do Estatuto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi interrompida por uma manifestação coordenada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em reivindicação de assistência estudantil, segurança e revisão no Regulamento de Ensino de Graduação da instituição.

Com apitaço, faixas e palavras de ordem, os estudantes adentraram o auditório da Secretária dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS) quando os conselheiros discutiam as alterações apresentadas pela Administração Central.

O reitor Thompson Mariz parabenizou os estudantes pela mobilização. Para ele, uma forte expressão democrática e um sinal de ressurgimento na instituição de um movimento estudantil focado em questões mais abrangentes da categoria, sem cunho personalista.

Mariz fez considerações sobre as demandas apresentadas e se comprometeu publicamente de atendê-las, dentro da competência da Administração Central, pondo-se à disposição para uma reunião com os dirigentes do DCE ainda esta semana.

Ponderações

Construção de restaurantes universitários, centros acadêmicos e postos de saúde nos campi foram demandas destacadas. No entanto, o pedido de suspensão imediata da alínea c, do  Artigo 50 da Resolução Nº26/2007 da Câmara Superior de Ensino - que desvincula da UFCG o estudante reprovado três vezes em uma mesma disciplina -, foi a que gerou maior repercussão e gritos de protesto.

O reitor afirmou que sempre se posicionou contrário à medida, pois a reprovação, na maioria dos casos, não é consequência única do aprendizado. “Em alguns episódios, a reprovação pode ser ocasionada no ensinar”.

Afirmando não poder modificar o regulamento, Mariz orientou os alunos a buscarem a revogação do critério de jubilação com apresentação de propostas, pelos representantes dos estudantes, na Câmara Superior de Ensino.

Retomada

Pela extensa manifestação e calor do debate, após os estudantes pedirem a suspensão da reunião para mais uma vez, como categoria, serem ouvidos sobre a reforma estatutária, o reitor considerou pertinente encerrar os trabalhos do Conselho e marcar outra data para que a sessão seja retomada.

Antes, Mariz esclareceu que a comunidade acadêmica teve várias oportunidades para se manifestar e contribuir com a reforma estatutária. Lembrando que o processo de discussões iniciado em 2007 – com reuniões com as diretorias e conselhos dos centros de Ensino – e concluído o ano passado - com audiências públicas em todos os campi e recebimento de contribuições via correio eletrônico – gerou a minuta que vem sendo apresentada ao Colegiado Pleno.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 30/03/2011