UFCG oferece oito novas bolsas para alunos de pós-graduação da instituição

São seis bolsas para alunos de mestrado e duas para os de doutorado

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está oferecendo oito novas bolsas para estudantes de pós-graduação da instituição, na sua cota de bolsas de Demanda Social (DS). As bolsas - seis de mestrado e duas de doutorado- são da modalidade Balcão (sem prazo específico para apresentação de projeto).

Serão priorizados com a concessão de bolsas os projetos relacionados à resolução de questões de interesse regional, a exemplo de temáticas ligadas à alimentação, à geração de emprego e renda, ao abastecimento de água e à saúde pública.

Os interessados em concorrer às bolsas devem enviar suas propostas, onde deverão conter o projeto de dissertação ou da tese. As inscrições deverão ser realizadas no Protocolo Geral da UFCG, localizado no prédio da Reitoria.

Os projetos oriundos de programas de pós-graduação com menor relação alunos bolsistas/alunos ativos terão prioridade para a concessão das bolsas. Para outras informações, ligue: (83) 2101.1048.

Veja aqui o edital.

Crescimento

Nos últimos anos, o número de bolsas de Demanda Social concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à UFCG vem apresentando um aumento considerável. Para se ter uma idéia, de março de 2009 a julho de 2010 houve um acréscimo de 191,55% nas bolsas de mestrado e de 339,34% nas bolsas de doutorado.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Rômulo Navarro, credita esses resultados, dentre outros fatores, à nova visão institucional resultante da organização de informações. “Dados fiéis sobre o tempo de conclusão do curso, execução anual dos projetos, a agilidade e segurança na emissão dos certificados e diplomas não se refletem apenas na dinâmica do processo, são pontos que repercutem nas avaliações. Com esses dados processados e bem argumentados, podemos reivindicar ao MEC uma distribuição simétrica de recursos e bolsas com outros programas nacionais”, observou.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 31/03/2011