Governo dos Estados Unidos oferece 40 bolsas de doutorado

Há oportunidades nas áreas de Ciência e Tecnologia com inscrições abertas até 30 de abril. As três melhores candidaturas brasileiras concorrerão à competição internacional.

O Governo dos Estados Unidos recebe inscrições para mais uma edição do Programa de Bolsas de Doutorado em Ciência e Tecnologia. Ao todo são oferecidas 40 vagas em universidades estadunidenses para estudantes estrangeiros. As três melhores candidaturas brasileiras participarão da competição internacional. Interessados têm até 30 de abril para se inscrever no site da Comissão Fulbright Brasil.

Há oportunidades para profissionais que tenham concluído a graduação até agosto de 2012 nas seguintes áreas: Agronomia (Entomologia, Biologia das Plantas, Patologia das Plantas e Ciências do Solo), Astrofísica e Ciências Planetárias, Biologia, Ciência dos Materiais, Ciências da Informação, Ciência da Computação, Ciências Ambientais, Engenharia (Aeronáutica, Ambiental, Biomédica, Aeroespacial, Elétrica, Química, Civil, Computação, Mecânica, Materiais, Oceânica e Petróleo), Física, Geologia/Terra e Ciências da Atmosfera, Matemática, Neurociências e Ciências Cognitivas e do Cérebro, Oceanografia, Química e Saúde Coletiva (Bioestatística e Epidemiologia).

Para participar da edição nacional é preciso ainda ter cidadania brasileira e ter proficiência em inglês (mínimo 90 - TOEFL Ibt, 580 TOEFL PBT ou IELTS de 7.0). Terão prioridade na seleção os candidatos de melhor desempenho acadêmico.

O programa terá duração de 36 meses. As bolsas incluem auxílio de manutenção que varia de US$1.160 a US$2.065, pagamento integral de anuidade e taxas escolares, auxílio para aquisição de livros e equipamentos, passagem aérea de ida e volta e seguro-saúde. Os estudantes poderão solicitar ainda auxílio extra de até US$10.000 para o financiamento de sua pesquisa, bem como para participação em congressos e seminários.

Confira a íntegra do edital do Programa de Bolsas de Doutorado em Ciência e Tecnologia (em inglês).

(Universia)

Data: 31/03/2011