Sistema Capes WebTV se expande por todo o país

Com o objetivo de difundir informações sobre pesquisas e pós-graduação no Brasil, promover o acesso e o uso do Portal de Periódicos por meio de veiculação de vídeos de treinamentos e funcionar como um canal de comunicação interna, a Capes WebTV tem se expandido por diversas instituições do país. Trata-se de uma mídia exclusiva criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a divulgação de conteúdo noticioso dentro dos campi universitários.

A Web TV funciona com um sistema semelhante ao das televisões disponíveis em saguões de aeroportos. O conteúdo é somente visual, não há emissão de sons. Por meio dessa ferramenta, o sistema disponibiliza oportunidades de concursos, informações sobre editais de fomento à pesquisa, cooperação internacional, avaliação de cursos, bolsas no exterior e outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica, além de informações relacionadas ao Portal de Periódicos.

Diversas instituições do país já aderiram ao sistema e muitas outras estão se adequando para também contar com a ferramenta.  Universidades como a UFAL (Universidade Federal de Alagoas), UEMA  (Universidade Estadual do Maranhão), CEFET de Minas Gerais , UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina e o IFC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense),  já produzem conteúdo local e disponibilizam informação sobre as principais iniciativas da Capes ligadas ao fomento e avaliação da pós-graduação, à formação de professores para a educação básica e o acesso à informação científica.

O sistema está avançando por todo o país e a cada semana mais instituições aderem ao projeto.

(Capes)

Data: 04/04/2011