Programa da UFCG abre edital para bolsas de extensão

Intenção do PEASA é que as ações forneçam alternativas de geração de renda para comunidades rurais

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), lança edital e convida os Grupos de Extensão dos sete campi da UFCG a apresentarem propostas para apoio financeiro a Projetos de Extensão Tecnológica e Cultural, apropriada à agricultura familiar do Semiárido.

A intenção do PEASA é que as ações apoiadas por este edital forneçam opções econômicas, sociais e ambientais como alternativas de geração de renda para as comunidades rurais beneficiadas, permitindo a sucessão das gerações nos seus territórios originais, contribuindo para a inclusão social das famílias e melhorando a qualidade de vida no campo.

O edital tem como objetivo selecionar projetos de extensão tecnológica e cultural inovadora apropriada ao locus da agricultura familiar do semiárido paraibano e estimular o intercâmbio de alunos e professores dos diversos campi, cursos de graduação e pós-graduação da UFCG. Os interessados têm até o dia 20 de abril de 2011 para apresentar as propostas. O resultado está previsto para sair até o dia 28 de abril. Os projetos deverão começar a partir do dia 03 de maio.

Serão apoiadas propostas cujos projetos estejam inseridos em uma ou mais das seguintes linhas temáticas, voltadas para a agricultura familiar: Uso de técnicas de manejo em sistemas de produção sustentável, de base ecológica e/ou orgânica; Tecnologias apropriadas para a convivência, ambientalmente equilibradas, no bioma da Caatinga; Uso de tecnologias de baixo custo para captação e tratamento de água; Processamento de alimentos e ervas fitoterápicas da biodiversidade regional; Uso de processos artesanais e agroindustriais de produção voltados para a agricultura familiar; Tecnologias de energia renovável aplicadas à agricultura familiar; Processos e organização para agroindustrialização familiar, Estímulo ao processo de difusão científica, artística e cultural na comunidade rural – exposições, oficinas de artes plásticas, de teatro, de música e de dança,entre outras.

Serão beneficiárias dos Projetos aprovados no âmbito deste Edital, comunidades rurais de agricultores familiares, nos termos da Lei da Agricultura Familiar (Lei 11.326 de 24/07/2006), localizadas no Semiárido Paraibano. O presente Edital prevê a aplicação de recursos financeiros, no valor de R$ 60 mil. O valor máximo financiado por proposta será de R$ 10 mil e o mínimo de R$ 2 mil. Serão selecionados no mínimo seis ou no máximo 30 projetos analisados pela Comissão Técnica do PEASA, dependendo do orçamento das propostas aprovadas, dentro dos critérios estabelecidos no referido Edital.

Maiores informações no Edital do PEASA que está disponível no portal www.peasa.ufcg.edu.br. Clique aqui para acessar o Edital.

(Helda Suene - Asscom PEASA/UFCG)

Data: 05/04/2011