Capes e Fipse selecionam propostas de cursos de graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 12, o edital para seleção de propostas para o Programa Capes/FIPSE - Programa de Consórcios em Educação Superior entre Brasil e Estados Unidos. No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Capes e nos Estados Unidos é o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (FIPSE), Departamento de Educação dos EUA.

O programa consiste de parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento para auxiliar a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos, o intercâmbio de docentes/pesquisadores e a mobilidade acadêmica na modalidade de graduação-sanduíche.

O concurso selecionará até 15 projetos de parcerias universitárias, na forma de consórcios, com o início das atividades no ano de 2011. Cada proposta deverá planejar suas atividades considerando a duração de quatro anos e ser composta por no mínimo duas instituições de ensino superior de cada país. Demais requisitos para a candidatura podem ser conferidos no edital.

A seleção consiste de quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas; e reunião conjunta entre a Capes e o FIPSE. A divulgação dos resultados está prevista para agosto deste ano.

Benefícios

Cada agência apoiará financeiramente as suas respectivas instituições. A liberação de recursos não ultrapassará o correspondente às cotas anuais estabelecidas no edital, independentemente dos valores solicitados no plano de aplicação do projeto.

Serão apoiadas missões de trabalho, missões de estudos e recursos de material de consumo. Para o último, está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil à equipe brasileira, que serão geridos pelo coordenador da equipe, em consonância com a Portaria Capes nº 28, de 27 de janeiro de 2010.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela página do programa, mediante o preenchimento de formulários de inscrição e o envio de documentos eletrônicos. O prazo final para candidatura é 31 de maio.

(Capes)

Data: 12/04/2011