Cássio faz palestra para estudantes em Cajazeiras
A palestra do governador Cássio Cunha Lima foi realizada, na sede do Cefet, para estudantes dos ensinos médio e universitário. O tema foi: "A Evolução da Educação na Paraíba".

Mais de mil estudantes assistiram a palestra do governador, no auditório do Cefet. Cássio lembrou que, na década de 70, a Paraíba inteira se mobilizava em torno da Semana Universitária de Cajazeiras. "Sem educação não vamos construir o país e a Nação que queremos", disse o governador. Segundo ele, na Paraíba o governo enfrentou um desafio grande ao encontrar mais de 600 mil paraibanos que são analfabetos.

Cássio disse que houve uma falha no passado e lembrou que a Constituição do país, com relação a esse tema, não vem sendo cumprida. "Nós estamos com um programa de alfabetização de jovens e adultos. Em 2003 abrimos 150 mil vagas e em 2004 oferecemos mais 150 mil vagas nas escolas. Em quatro anos vamos chegar próximo de erradicar o analfabetismo na Paraíba", disse ele.

Segundo o governador, "a educação pública no Brasil é uma vergonha", já que o governo federal não tem um projeto de educação para o povo brasileiro como um todo. Ele lembrou os baixos salários que o professor recebe hoje, no Brasil.
"Não podemos ter uma boa educação sem que os professores sejam formados em ensino de qualidade", disse.

A qualidade do ensino, os problemas de repetência no ensino fundamental e evasão escolar, na sua opinião, são desafios a vencer. Pelos dados do governador, mais de 80 por cento dos estudantes do ensino fundamental têm problemas com o aprendizado. Ele lembrou que muitos lêem e não compreendem o que leram.

Data: 22/07/2005