Desafio Sebrae abre inscrições; tema é indústria de bicicletas

Ao meio-dia de quarta-feira (6), foram abertas as inscrições para o jogo virtual que desperta jovens universitários para o empreendedorismo. Em sua 12ª edição, o Desafio Sebrae propõe o gerenciamento de uma indústria de bicicletas, com base nos conceitos de sustentabilidade e consciência ambiental. Para participar é necessário formar uma equipe de três a cinco integrantes e se inscrever no site do jogo.

Na fase estadual, o jogo será realizado via internet. Já nas etapas de semifinal e final nacional as atividades serão presenciais, em regime de imersão, em Brasília. Os prêmios serão troféu e um curso da grade Sebrae à escolha dos vencedores, na etapa estadual.

As oito equipes que chegarem à semifinal nacional irão receber um Ipad para cada integrante. Os ganhadores da final nacional farão uma viagem internacional à um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Socorro Vasconcelos, gestora do jogo na Paraíba, considera uma importante experiência para os universitários. Ainda conforme a gestora, a competição permite aos estudantes “desenvolver a capacidade de análise crítica do processo decisório”. Outra vantagem do Desafio é o fato de já ser considerado como um diferencial no mercado de trabalho, pois, algumas empresas vêem com bons olhos a participação no jogo como desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

Estatísticas

Com o objetivo de atingir a marca histórica de 1 milhão de inscritos desde a sua criação no ano 2000, o Desafio Sebrae espera receber 150 mil inscrições em 2011. Nos últimos dois anos a média de inscritos no Brasil foi de 144 mil.

Na Paraíba só em 2010 foram 5380 inscrições. O curso que apresentou maior numero de participantes foi administração, seguido por direito e ciências contábeis, entretanto enfermagem e letras aparecem entre os seis primeiros. No histórico de vitórias da Paraíba outros cursos tem tido maior destaque como fisioterapia, matemática ciências da computação e medicina

(Sebrae-PB)

Data: 15/04/2011