topo_cabecalho
4 mitos sobre pessoas talentosas nas empresas

Não basta ser talentoso nas organizações. Empresas e funcionários precisam aprender juntos a desenvolver as habilidades e melhorar a produção

 

Duas palavras fazem os olhos dos gestores brilharem: inovação e talento. Entretanto, não há como os colaboradores desenvolverem essas habilidades quando o clima da empresa não é favorável para tal. É preciso ter em mente que cada funcionário tem uma habilidade diferente e precisam de estímulos para desenvolver seu talento da melhor forma possível. As companhias pouco colaboram para o desenvolvimento de seus funcionários, além de não saber identificar qual a habilidade de cada funcionário.

 

Conheça a seguir quatro mitos que foram desvendados sobre a necessidade de ser talentoso nas empresas:

 

1) É possível ser competente em qualquer coisa

 

MENTIRA. Não é porque uma pessoa treina diariamente que automaticamente ela será talentosa no que faz. O bom é que cada um desenvolva as suas competências que já possui. As empresas, por sua vez, precisam aprender a identificar quais são as habilidades de cada profissional e tirar proveito disso para melhorar o rendimento dele.

 

2) Para ter talento é preciso dedicação

 

VERDADE. De nada serve ser talentoso se o profissional não se esforça para melhorar suas aptidões. Poucas são as companhias, entretanto, que estimulam que seus funcionários desenvolvam a área que são mais talentosos.

 

3) O crescimento profissional depende apenas do empregado

 

MENTIRA. O desenvolvimento das habilidades não depende apenas do colaborador, mas também da organização em que ele está empregado. Se a empresa busca por pessoas comprometidas e produtivas precisa traçar um plano de carreira para os funcionários. Pensar que apenas porque a pessoa é talentosa ela cumprirá suas metas desgasta a relação do funcionário/empresa, além de não estimular uma evolução para ambas às partes.

 

4) Só ser talentoso é suficiente

 

MENTIRA. O talento é uma espécie de material bruto, ele precisa ser transformado para que a pessoa possa tornar isso uma habilidade e cartão de visitas para futuros empregadores. É necessário ainda que esse talento seja mostrado diariamente e não apenas em alguns momentos. Para conseguir isso, entretanto é necessário buscar novos conhecimentos e ter bastante experiência.

 

(Universia)


Data: 15/04/2011