Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFCG seleciona estudantes de Educação do Campo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFCG inscreve, a partir desta quarta-feira, 27, alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé. As inscrições acontecerão até o dia 9 de maio no Protocolo Setorial do CDSA, no horário de 8h às 20h. São oferecidas duas bolsas.

Para concorrer, o candidato deverá ser brasileiro ou possuir visto permanente no País, estar regularmente matriculado no curso de licenciatura em Educação do Campo, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter disponibilidade de 8 horas semanais e, dedicarse, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do Pibid, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas regulares.

Também deverá apresentar os seguintes documentos no ato na inscrição: Ficha de Inscrição devidamente preenchida (Anexo I do Edital), cópias do documento de identidade, CPF, do título de eleitor acompanhado de comprovantes de votação do último pleito eleitoral, do visto permanente, no caso de candidato estrangeiro, do Histórico Acadêmico atualizado, do Histórico escolar do Ensino Fundamental e Médio indicando particularmente se é proveniente da rede pública de Ensino e do comprovante de renda pessoal ou familiar, ressaltando particularmente a renda per capita, além do Termo de Compromisso do candidato, correspondente à vigência do projeto (Anexo II do Edital) e a Carta de Motivação a ser elaborada pelo candidato, discorrendo sobre os motivos que o levaram a querer participar do projeto.

O resultado final do processo seletivo com a lista dos candidatos aprovados e classificados será homologada e publicada nos portais eletrônicos do CDSA (www.cdsa.ufcg.edu.br) e da UFCG (www.ufcg.edu.br), bem como no Protocolo Setorial, no dia 10 de maio.

A ficha de inscrição e o termo de compromisso do aluno estão disponíveis juntamente com o edital, no portal eletrônico do CDSA (www.cdsa.ufcg.edu.br), na Sessão Concursos e Editais.

Pibid

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)

Data: 26/04/2011