Três iniciativas do MEC obtêm prêmio por inovação na gestão

Três iniciativas do Ministério da Educação estão entre as dez mais bem-colocadas no 15º concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O programa Banda Larga nas Escolas, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o sistema de coleta de dados em tempo real do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso) foram premiados com o quarto, quinto e oitavo lugar, respectivamente.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira, 25, no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília.  Durante o evento, também foi lançado o livro com o relato das experiências premiadas em 2010 e aberta a 16ª edição do Concurso Inovação.

O concurso recebeu, em 2010, 117 iniciativas válidas. Os quatro primeiros colocados farão visitas técnicas à França, Alemanha e cursos técnicos no Japão.

O melhor colocado do MEC, o programa Banda Larga nas Escolas, que obteve a quarta colocação, foi feito a custo zero. “Não gastamos um centavo. Apenas fizemos com que as empresas de telecomunicações se comprometessem a levar banda larga às escolas públicas em troca da concessão”, explicou José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em Tecnologia Educacional do MEC. A iniciativa já levou a internet a 53.708 escolas em todo país. Ainda este ano, todas as escolas públicas de zona urbana do Brasil terão acesso à internet por intermédio do programa.

Outra iniciativa do MEC premiada – o Portal Periódicos da Capes – obteve a quinta colocação. Lançada em
2000, a página tem um acervo de 26.372 títulos científicos. Em 2010, foram contabilizados 67.392.805 acessos. A terceira iniciativa do MEC considerada inovadora foi o Educacenso. O sistema reúne informações de todos os alunos da rede pública e privada de ensino que tenham matrícula ativa no Censo Escolar 2010.

Concurso

Desde o seu lançamento, em 1996, o concurso Inovação na Gestão Pública Federal recebeu 1.426 inscrições válidas, e 311 foram premiadas. O objetivo é estimular iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal.

O 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com a colaboração do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o apoio, para as premiações, da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GTZ).

(MEC)

Data: 26/04/2011