topo_cabecalho
Educação Infantil do Campo no Cariri Paraibano será tema de encontro no campus da UFCG em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, realizará nesta sexta-feira, 29, a partir das 9h, o I Encontro de Perspectivas para a Educação Infantil do Campo no Cariri Paraibano. O evento acontecerá no auditório do CDSA e tem como proposta a discussão sobre questões relacionadas à educação infantil voltada ao campo. Serão realizadas mesas-redondas, palestras e apresentações culturais.

 

Participarão secretários de educação dos municípios do Cariri paraibano ocidental, estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e professores do Centro.

 

O evento será aberto às 9h, seguido de uma mesa-redonda às 10h, sobre o tema “Educação Infantil do Campo no Cariri paraibano: limites e possibilidades”, com participação da professora Maria do Socorro Silva (coordenadora administrativa da Unidade Acadêmica de Educação do Campo), de Maria Neide de Freitas Torres (5ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba) e um representante do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Cariri Ocidental Paraibano.

 

À tarde a programação continua às 14h30min com a realização da mesa-redonda “Experiências de Educação Infantil do Campo no território do Cariri paraibano”, tendo como integrantes Adeilza Procópio da Silva (representante da AAUC), Maria Inês de Melo (coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Sumé) e José Rocha do Amaral Júnior (supervisor educacional da Secretaria de Educação do Município de Monteiro). Às 16h30min, acontecerá a palestra “Ciclo da Infância: alfabetização e letramento nos três primeiros anos do Ensino Fundamental”, que será proferida por Edvirges Soares, gerente operacional de ensino fundamental da Secretaria de Educação da Paraíba.

 

A programação será encerrada com a palestra “Crianças do campo e educação infantil: uma relação em processo de construção”, às 19h, tendo como palestrante Ana Paula Soares da Silva, integrante do Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento da Educação e professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

 

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)


Data: 28/04/2011