topo_cabecalho
Trabalhar a noite afeta a saúde

Os turnos noturnos realizados por alguns profissionais afeta negativamente na saúde

 

Policiais, médicos, enfermeiras, pilotos e mais outros diversos profissionais precisam cumprir parte do turno de trabalho em horário noturno. Os trabalhadores que são submetidos a esses horários precisam ter cuidado redobrado com a saúde. Algum dos problemas mais constantes são transtornos de sono, estresse crônico, problemas cardiovasculares, irritabilidade, ansiedade e depressão.

 

Esse esquema causa danos na saúde, pois rompe com o ciclo biológico e afeta também o ritmo com que a atividade é realizada. Alguns dos sintomas que notados são sono, sistema cardíaco, gastrointestinal e circulatório e mudanças no ciclo menstrual das mulheres. Outro problema frequente é que os trabalhadores trabalham por turnos variados o que impede que o organismo se adapte com o horário, visto que em alguns dias eles devem cumprir esse horário e em outros não.

 

A ansiedade não é o único sintoma presente nos profissionais que trabalham a noite. De acordo com estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) esse tipo de atividade pode até causar tumores em algumas regiões. Isso ocorre, pois o hormônio melatonina funciona durante a noite e depois que o corpo está exposto à luz diurna. Esse processo acaba sendo alterado quando a pessoa permanece acordada e o organismo não tem nível suficiente desse hormônio capaz de proteger contra alguns outros danos celulares.

 

A tendência de tomar antidepressivos, analgésicos e estimulantes, que vão de café e cigarros a drogas e álcool, também prejudica a saúde dos trabalhadores noturnos. Esse tipo de atitude também pode fazer com que a pessoa tenha transtornos alimentícios, bem como mudanças comportamentais, como ficar mais agressivo em certas situações. Esse tipo de trabalho são as mudanças na vida social, pois é normal ter que dormir na hora em que as pessoas querem sair para se divertir.

 

(Universia)


Data: 02/05/2011