XXV Prêmio Jovem Cientista é lançado em Salvador

Tema dessa edição será “Cidades Sustentáveis” e as inscrições já estão abertas

O Prêmio Jovem Cientista, que, em sua XXV edição, terá o tema Cidades Sustentáveis , será lançado em Salvador, no dia 13 de maio, 9h, na Universidade Federal da Bahia. O evento terá uma apresentação do diretor de cooperação institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dr. Manoel Barral Netto, e a palestra “Cidades Sustentáveis? Uma análise na perspectiva dos desafios ambientais e do abastecimento de água”, do professor doutor Asher Kiperstok, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.jovemcientista.cnpq.br . O regulamento e todas as informações referentes ao Prêmio estão no endereço eletrônico. Nesta edição, os pesquisadores e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades

Urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas

Produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo / água / ventos e dos recursos energéticos

Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo

Planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais

Políticas de transporte e de mobilidade nas cidades

Agricultura urbana e cidade sustentável

Implicações socioambientais da legislação urbana

Paisagem urbana e arquitetura sustentável

Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental

Já os estudantes os estudantes de ensino médio podem pesquisar uma das seguintes diretrizes:

Ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos

Planejamento urbano e qualidade de vida

Gestão das águas no meio urbano

Políticas de mobilidade nas cidades

Agricultura urbana

Gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos

Impactos das mudanças climáticas nas cidades

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.

Na categoria Mérito Institucional serão premiadas duas instituições – uma de ensino médio e outra de ensino superior – às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos com mérito científico, desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

Inscrições

Poderão ser feitas até o dia 31 de agosto pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br .

Premiação

Na categoria Graduado, os vencedores são agraciados com R$30 mil (1º lugar); R$20 mil (2º lugar) e R$15 mil (3º lugar). Para Estudantes do Ensino Superior , os valores são de R$15 mil para o 1º lugar, R$12 mil para o 2º lugar e R$10 mil para o 3º lugar. Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares recebem um Laptop de última geração cada um.

No Mérito Institucional, serão pagos R$35 mil para cada uma das duas instituições – uma de Ensino Médio e uma de Ensino Superior - que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador que for indicado para a Menção Honrosa ganhará R$20 mil.

Além da premiação relacionada, todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq. Os pesquisadores classificados em primeiro lugar em cada uma das categorias (Graduado, estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio), também participarão de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2012.

Histórico

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. É considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República em exercício e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão “Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", “Saúde da População – controle da infecção hospitalar” e “Educação para reduzir as desigualdades sociais”. No ano passado, com o tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”, o prêmio recebeu 2.158 inscrições de todo o país, sendo 158 na categoria Graduado; 75 na categoria Estudante do Ensino Superior e 1.925 na categoria Estudante do Ensino Médio.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 12/05/2011