Festival Internacional de Música de Campina Grande recebe material até o dia 1º de junho

Alunos interessados em participar do evento devem enviar o currículo e publicar vídeo no You Tube com a interpretação de duas obras

O Festival Internacional de Música de Campina Grande promete movimentar o cenário artístico-cultural da Rainha da Borborema no próximo mês de julho. Após 30 dias seguidos de muita sanfona, triângulo e zabumba, a cidade dará vez aos acordes delicados de violinos, pianos e flautas, em aulas e concertos que reunirão, durante seis dias, músicos de três continentes.

Para o professor do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Carlos Alan Peres, que coordena o evento, o grande mérito do Festival é o intercâmbio que ocorre entre estudantes e profissionais de vários países. “Essa troca de informações acaba contribuindo para expandir o mercado de trabalho e o permite o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a arte e a cultura em nossa região”, observa.

O evento será realizado de 4 a 9 de julho, no Teatro Municipal Severino Cabral, e a programação inclui aulas pela manhã, ensaios à tarde e concertos todas as noites, com entrada gratuita, sendo que o público deverá retirar o ingresso antecipadamente na bilheteria do teatro.

“O corpo docente é formado por professores do Brasil, Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Coreia, Costa Rica, Venezuela e Israel. São todos músicos com vasta experiência, que lecionam e atuam em grandes escolas e importantes conjuntos instrumentais e vocais”, adianta o coordenador.

Inscrições

Serão selecionados alunos para os cursos de flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, piano, canto, violino, viola, violoncelo, contrabaixo e regência. As inscrições estão sendo realizadas através do site www.festival.musica.ufcg.edu.br.

“Cada candidato deverá enviar o currículo em arquivo pdf e o link para um vídeo, publicado no You Tube, com a interpretação de duas obras que demonstrem o seu nível de execução”, explica Alan Peres, observando que o material deve ser postado até o dia 1º de junho.

Os alunos selecionados serão comunicados oficialmente no período de 13 a 17 de junho. Quem preferir se hospedar no alojamento do Festival deverá, então, efetuar a matrícula, através de depósito bancário, no valor de R$ 300. Esta taxa inclui, também, café da manhã e almoço. Para os alunos que não vão utilizar o alojamento, o valor da taxa é de R$ 150. A data limite para o pagamento é 17 de junho.

Veja aqui o regulamento completo.

O Festival Internacional de Música de Campina Grande é uma realização conjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio de entidades culturais públicas e privadas da região.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 23/05/2011